sábado, 30 de julho de 2011

Carpe Diem

Tem gente que cheira passado, vive pensando como foi bom, como doeu, como queria continuar com aquela idade. Como foi, como foi...
Outros se perdem sofrendo pelo futuro. São os filhos do, o que será? Como vou pagar aquela conta?Será que vou encontrar um grande amor?Será que vai dar certo? Será que vou ser feliz?Será, será...
Eu prefiro os que são presente, que vivem o agora sabendo que o passado foi bom e que o futuro certamente chegará, mas sem sofrer por nenhum dos dois. Levar a vida com sofrimento faz doer na gente e nos outros.
Bom é viver a filosofia árcade do "Carpe Diem", que quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
Quando paramos de sofrer pelo que vimos e pelo que veremos passamos a saborear em cada ato, em cada encontro, em cada pessoa, um momento, uma possibilidade, um embrião bastante de realização e nessas horas que nos permitimos achar a felicidade, às vezes num encontro inesperado num bar, numa conversa na fila de cinema, num banho de cachoeira.
Colher o dia deve ser permitir-se embelezar a vida, imprimir nela novas cores, livres de culpas e dedos em riste. Quem saberá se seremos felizes no futuro? Impossível prever, mas é certo que construímos o futuro no presente, disso não há dúvidas.
Quando a gente se permite aproveitar, sem ser irresponsável ao extremo, tudo com uma dose certa de consciência, quando nos permitimos aproveitar, vivemos momentos mágicos, doces, engraçados, que escrevem nossa história. A saída com os amigos em plena segunda-feira, o show no domingo, o pisar descalço na terra, o falar eu te amo, o surpreender-se.
Experimenta aproveitar, escapar alguns minutos da regra, experenciar novas idéias. Tira essa venda dos olhos, pára de viver de passado, pára de esperar o futuro. O dia é hoje e o momento é agora.
Esquece os teus medos, esquece, simplesmente. Faz algo diferente, sai da mesmice. Acredita. Cria, inventa, deseja e faz. Não use as máscaras dos outros, viva o que almeja viver. Pega o telefone, liga. Perde a vergonha, fala. Aproveita o teu dia. Carpe diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário