segunda-feira, 21 de março de 2011

Sobre o Lúpus

O Lúpus é uma doença muito nova em termos de pesquisa, aqui no Brasil, essas pesquisas estão aí por volta de 15 anos. De início ninguém achava que nada era Lúpus, agora virou moda, é preciso ter cuidado...
Para identificar o Lúpus são 11 critérios, ou exames clínicos?

È importante observar também se há pouco tempo passou por alguma situação muito difícil, digo emocionalmente, porque o Lúpus é uma doença autoimune de modo geral, encadeada por algum problema, ou momento emocional. A gente, de modo geral, engole o problema, quer ser forte e isso estoura em forma de doença.
É preciso também ter cuidado com as propostas de curas milagrosas como no site:
http://www.curassecretas.blogspot.com/2010/06/depoimento-de-cura-do-lupus-e-artrite.html.
A maioria dos reumatos com quem conversei não gostou, achando muito distante da realidade. Quanto às falas sobre Hemoterapia têm até o DVD aqui em casa, andei lendo e conversando com alguns médicos, isso ainda é muito questionado na medicina. Vejam bem, não me oponho a nenhum tratamento radical, só digo que sempre é bom ter cuidado com modismos, ou transformações não fundamentadas.
Então, em relação às reportagens prefiro aquelas que são especificas, ou aprovadas pela Sociedade de Reumatologia, tipo: http://www.reumatologiaavancada.com.br/doencas-reumaticas/lupus/

A doença, como já disse se manifesta em cada pessoa de um jeito,mas o começo é difícil para todos, principalmente por conta do uso dos corticóides, engordei 35kg e já tive duas quedas completas de cabelo. Esqueço as coisas, e como atingiu o SNC tive Parkssionismo, desmaios e convulsões, perdi a visão do olho direito apesar do olho estar perfeito. No entanto,
conheço pessoas, que tiveram a doença de forma super simples, que depois tiveram filho, engordaram pouco, entende? Não dá exatamente pra gente se basear nos sintomas do outro, porque em cada um ele será de um jeito, bem como em cada um a medicação fará efeito e trará conseqüências diferentes.

O que dá pra se basear nas vivências, é importante que a família apóie, e que a gente seja firme. A vitória chega às vezes de forma mais demorada, outras de forma mais simples.

Outra coisa, meu cabelo só caiu porque usei a ciclofosfamida, que só foi usada pelo grau do meu problema que era alto.
Portanto, o importante é crer em Deus, cercar-se de bons médicos e de bom apoio psicológico, ter o amparo da família, dos amigos e ter paciência, quem espera sempre alcança...

2 comentários:

  1. Doenças físicas ou psíquicas são momentos para auto-conhecimento e superação. São difíceis, duros de enfrentar, mas podem nos transformar em pessoas mais fortes, corajosas, que sabem que sobrevivem.
    Saúde para você, amiga virtual

    ResponderExcluir
  2. Fabiana já sou uma admiradora do seu trabalho!
    Saiba que é Deus a te sustentar, ele que mantém você todos os dias e não importa o quanto sua luta tem sido árdua, Deus está a sua frente sempre.
    Você não imagina o quanto tem sido um instrumento nas mãos do Senhor e quantas pessoas tem ajudado, por uma coincidência entrei no seu orkut, mas sabe o que foi isso, não foi coincidência, foi simplismente Deus agindo na minha vida através da sua.
    Fique com Deus sempre!
    Adorei suas crônicas!

    ResponderExcluir