sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Sois sal?
Fabiana Pinto

Pense em uma comida sem sal, sem sal algum. Estranho, não é? Perde-se o sabor. Agora pense na mesma comida com excesso de sal, derrubaram o saleiro nela. E. Impossível comer! O sal dá sabor quando está na medida certa.
Ele tem muitas qualidades: conserva, tempera, ajuda a cicatrizar, higieniza e esteriliza. Daí surge o questionamento como seguir a ordem de Jesus e ser o sal da terra?
Novamente voltamos para a cozinha, sal é bom, mas nem de mais, nem de menos. Temos sido sal? Em que quantidade? Como você e eu temos nos movido para ser sal na vida dos que nos cercam?
Sal de menos, vida sem tempero. Não basta uma pessoa querer ser "sal", ou pensar e dizer que é "sal”. O sal verdadeiro é preciso. Ser sal para glorificar a Deus é muito diferente do que se pensa e é difícil agir com este entendimento, Por exemplo, As pessoas de seu círculo social ficariam assustadas se soubessem que você é da igreja? Em tempos de redes sociais que uma palavra que dizemos é lida em diversos lugares do mundo, você tem dito as palavras certas? Tem temperado com a quantidade de sal certa? Ou tem sido insípido?
Ser sal não significa se afastar, quando se afasta você não tempera, é preciso estar perto, mas trazendo o sabor de Deus. O sabor que temperou sua vida precisa temperar outras vidas mais. E se falamos em redes sociais, imagine quantas vidas você pode temperar por estes veículos?
Não é preciso afastar-se de ninguém como os muitos fariseus persistentes nas igrejas exigem. E, por falar neles, ali estão, saleiro derrubado na comida, excesso, dedos apontados, cobranças, chuvas de nãos, ordens, dogmas, falta de amor. Estragam a comida e também não temperam, não dão sabor presos ao evangelho do medo, dos dedos em riste, dos brados sobre punição, perde-se tudo com eles também.
No entanto, o que sua vida demonstra? Amor ao próximo? Companheirismo? Partilha? Ou hipocrisia? Ou cobranças? Afinal, de que adianta sermos Cristãos, se as pessoas à nossa volta não souberem disto? Ou, souberem e justamente por isso não gostarem de nós?
O homem por si só não vale nada, seu valor está na sua ação para com os outros seres e com o mundo e esta deve transmitir a vida e o amor de Deus presente em cada um de nós. Um relacionamento que demonstre a diferença sem que haja afastamento.
Não sejamos inertes, mas também não nos deixemos cair nos excessos. Misturemos-nos, mas temperando e não sendo temperados.
Dê uma olhada em sua vida. Seu agir com os amigos, professores, colegas de trabalho, redes sociais e pense: Como tenho temperado as vidas que me cercam?
Até onde vai nosso amor para enfim ser sal na quantidade certa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário