segunda-feira, 21 de março de 2011

Amar a Deus

Amar a Deus. Viver esse assunto sempre foi uma das experiências mais significantes para mim, porém nunca falei sobre, nem sei o porquê, creio que porque sempre seja mais fácil, ou comum falar sobre o belo, sobre mulheres, homens, amores, desamores e como o ser amar a Deus, de fato engloba tudo isso fico adiando a conversa.

Interessante também, que quando se fala nesse amor ágape pensam logo que lá vem papo de religião, não é nada disso que proponho hoje. É mais, muito, muito mais... Talvez por isso, seja tão complexo.

Amar a Deus nos dias de hoje pode parecer para alguns uma desvantagem, parece que o individuo que se declara cristão está meio sozinho, soa piegas, marketing barato. Não está na moda?

Talvez antes fosse bem mais fácil. Um mundo sem tantas propostas, então surge a fé de Abraão, partindo para o desconhecido por confiar em Deus? A fé dos pobres e dos pequenos?

É preciso entender que ser cristão ultrapassa dogmas e doutrinas, regras impostas, manuais de instrução. Ter um brilho no olhar que toque o outro e que principalmente se toque pelo outro. E parece tão óbvio entender que este é o único caminho. Por que como dizer-se amante de Deus, crer que Ele construiu todo esse mundo, com tantas belezas, que nos soprou a vida e diante de tantos presentes não conseguimos nos importar com o outro, com o que ele sente com o que sofre?
Dogmas inquestionáveis nos amarram, nos podam, cerceiam os nossos desejos e a nossa capacidade de interagir com o social sendo de fato cristão.
Declarar que ama a Deus e não indignar-se com a injustiça é no mínimo incoerente, viver amargo é no mínimo hipocrisia, desistir do amanhã é viver de mentiras. Quem ama a Deus tem fé, como naquela música: fé na vida, fé no homem...
De que adianta uma lista de proibições sem explicações? De que adianta uma lista de projetos que não saem do plano ilusório? Amar a Deus é reagir, interagir, buscar. Ser conscientemente cristão, na atualidade, significa, sem dúvida, remar contra a corrente e se perceber
De nada valem puras doutrinas, palavras ao vento se não se transformar em experiências e em novo estado de consciência. Amar a Deus está longe de ser um errante num vale de lágrimas e está bem mais próximo de ser iluminado sob a luz e o calor desta chama. Por fim, amar a Deus, nos dá mais que tudo a certeza de que muito mais do que um mundo teocêntrico onde impera a religião ou do que um mundo antropocêntrico onde impera o egoísmo é necessário acreditar num mundo em que impere o amor pelo outro, a sabedoria de se recriar diante das dificuldades, o companheirismo do cuidado com o outro e o sonho por um mundo melhor.   

2 comentários:

  1. Gostei do texto. É, de longe, assustador, mas é verdade. Essa noite eu sonhei com você. [talvez nao se lembre de mim, mas você me deu aula na FASB, a garota que faz jornalismo e você teve que dar nota 10 - as vezes até 11 rs].
    Eu sinto muito a sua falta. De uma forma cortante.
    Sempre, minha cabeça, dá um jeito de lembrar das aulas, de lembrar do jeito que você conversava em sala de aula, botando medo na galera que nem sabia interpretar um texto rs [lembra?!]

    Bem, de qualquer forma, quero que saiba que se eu pudesse estaria aí com você agora, dando risadas do quanto a vida é louca e te ensinando a ser louca com as coisas que a vida nos dá.[afinal de contas, nem tudo é nossa culpa]

    De todas as pessoas que conheci, seu brilho foi um dos que mais me fez repensar, sempre. E pelos falhos posts que voce tem feito aqui - digo isso pela nao constância, fez, hoje, reacreditar que nem tudo está perdido.

    Continue com a paz de Deus, pois por mais rígido que ele possa parecer, ele apenas nos protege do perigo.

    Um abraço de sua eterna aluna,

    Daiane Leite

    ResponderExcluir
  2. Como esquecer você, Daiane. Uma das mais brilhantes alunas que já encontrei. Sinto-me honrada de ter feito alguma diferença na sua caminhada. Às vezes demoro sim de escrever, mas é culpa do tratamento e aquele veneninho que colocam na minha veia dizendo que vão me curar, mas como eu tenho uma alma poética e esperançosa que vai do samba ao rock, fico com a canção: Desesperar jamas...
    A vida corre seu curso, cabe a nós guiarmos o barco. Ainda vou te ver como uma grande jornalista, porque uma grande mulher você já é.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir